Sem Categoria

Salmos – e seus termos técnicos

Os Salmos eram para os Judeus, do Antigo Testamento, o que a Harpa Cristã, o Coro Sacro, o Cantor Cristão ou o Hinário, são para nós na atualidade. O louvor fazia parte de quase todos os momentos na vida de Israel. Havia louvores fúnebres, festivos, religiosos, etc. – Para cada circunstância da vida eles tinham um cântico apropriado.

O título hebraico para esses louvores, é “Tehiliym”, forma plural de “Tehilah” = “Salmos e louvores”.

 

Termos técnicos

Mizmor: sig. “um cântico com acompanhamento musical”. Originalmente o termo tem o significado de “fazer melodia”. É empregado nos Salmos individuais e aparece pela primeira vez no Salmo 3.

Masquil:, “uma instrução”, uma instrução, um discurso em verso. Aparece 13 vezes com o título nos Salmos. – Sl. 32

Mictão: “áureo, misterioso”, ou “inscrito, excelente”. Segundo os estudiosos, esse termo é usado nos Salmos que transmitem a idéia de expiação de pecados. – Salmo 16;

Sigaion: “peregrino”; “canção agreste”, “um canto suave”; – Salmo 7;

Tehila: “hino”; Sl. 45

Tefila: “oração”; Sl. 90

 

 Termos técnicos que designam a marcação musical:

Selá: “eternamente, para sempre”; – Aparece 71 vezes nos Salmos e 3 vezes em Habacuque. – Esse termo significa “pausa”, isto é, um descanso na parte vocal. Outros, porém, sugerem que, no ato do culto, o dirigente solicitava que os cantores aumentassem a voz e, por isso, querem que Selá signifique: “levantai”, etc…

Higaion, – “meditação” – Aparece no Salmo 9:16 associado a palavra Selá; – Segundo alguns tem sugerido, dado o sinal de pausa, seguia o sinal de “meditação”….

 

 Termos técnicos que se referem a instrumentos musicais:

Negtinote; “instrumentos de corda”, – Sl. 4 – Indica a melodia com o a qual o Salmo era cantado e indica que o ritual era celerado com acompanhamento de harpas.

Neilote; “instrumentos de corda”; – Pelo fato de Isaías 30:29, sugerir que as flautas eram usadas nos cultos, supõem alguns que o instrumento de sopro a que o termo se refere é a flauta.

 

Termos que indicam caráter ou duração da música

Alamote: “donzelas”, “virgens”. –  O acompanhamento desses Salmos eram feitos por vozes de moças; – (Sl. 46)

Seminite: “oitavo”; – significava “oitava” – o termo indicava uma harpa de oito cordas, com que deviam ser acompanhados os Salmos 6 e 12; – pode ser também referências ao tom: um oitava abaixo, para o ternor ou o baixo.

Gitite: “vindima”, – Salmos cantados depois da colheita. – Sl. 8,81, 84.

 

Termos que indicam a melodia com a qual o Salmo devia ser cantado:

Mute-Labem: “morte do filho” – Um canto fúnebre.  – (Sl. 9)

Aijelete-Has-Saar: “..a corsa da alva” – Um salmo messiânico – Sl. 22 – supõe-se que ele era cantado no sacrifício da manhã pelo ofertante da ovelha para o sacrifício ou pelo sacerdote que o fazia em nome do ofertante, etc…

 

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *