Apologética e Polemismo

Qual a diferença entre “Selo” e “Batismo” no Espírito Santo?

Algumas pessoas perguntam: Se eu não sou “batizada no Espírito Santo” eu não tenho o Espírito Santo? Porém, é preciso compreender bem essa questão, pois há diferença entre ser “selado” com o Espírito Santo, e ser “batizado” no Espírito Santo.

SELO DO ESPÍRITO SANTO

É uma marca ou sinal invisível que a pessoa recebe no seu espírito assim que ela crê no Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração. (Ef. 1:11-14) – Essa marca indica que a pessoa “tem o Espírito Santo” (Rm. 8:15); que a pessoa é “Filho de Deus” (Rm. 8:14-16); e que é “propriedade de Deus” (Rm. 8:16; 1 João 3:2); e que tem a garantia do arrebatamento (Ef. 4:30)

Assim, ser “Selado com o Espírito Santo” é ter o Espírito Santo.

 

BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Experiência sobrenatural que segue à conversão, o novo nascimento, ou regeneração; e tem como finalidade capacitar o crente para o serviço. É um revestimento de poder (At.1:8) e tem como evidência o falar em línguas estranhas (mistérios com Deus) (At.2:1-4; 10:44,45; 19:6; 1Cor. 14:2). – Os discípulos, até o evento de At.2 (Pentecoste) andavam escondidos e trancafiados por causa da perseguição dos Judeus, mesmo Jesus já tendo “soprado” sobre eles o Espírito Santo (Jo 20:22); Mas só após o evento do Pentecostes é que eles, segundo a promessa de Jesus (At.1:8), foram revestidos da virtude (poder) do Espírito, e então enfrentaram as resistências, foram presos, açoitados, cantaram nas prisões e muitos até perderam suas vidas por amor do Evangelho.

 

Assim, todo “crente” em Cristo Jesus tem o Espírito Santo, pois por Deus foi selado. No entanto, nem todos foram batizados no Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *