Apologética e Polemismo

Qual a diferença entre “Selo” e “Batismo” no Espírito Santo?

Algumas pessoas perguntam: Se eu não sou “batizada no Espírito Santo” eu não tenho o Espírito Santo? Porém, é preciso compreender bem essa questão, pois há diferença entre ser “selado” com o Espírito Santo, e ser “batizado” no Espírito Santo.

SELO DO ESPÍRITO SANTO

É uma marca ou sinal invisível que a pessoa recebe no seu espírito assim que ela crê no Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração. (Ef. 1:11-14) – Essa marca indica que a pessoa “tem o Espírito Santo” (Rm. 8:15); que a pessoa é “Filho de Deus” (Rm. 8:14-16); e que é “propriedade de Deus” (Rm. 8:16; 1 João 3:2); e que tem a garantia do arrebatamento (Ef. 4:30)

Assim, ser “Selado com o Espírito Santo” é ter o Espírito Santo.

 

BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Experiência sobrenatural que segue à conversão, o novo nascimento, ou regeneração; e tem como finalidade capacitar o crente para o serviço. É um revestimento de poder (At.1:8) e tem como evidência o falar em línguas estranhas (mistérios com Deus) (At.2:1-4; 10:44,45; 19:6; 1Cor. 14:2). – Os discípulos, até o evento de At.2 (Pentecoste) andavam escondidos e trancafiados por causa da perseguição dos Judeus, mesmo Jesus já tendo “soprado” sobre eles o Espírito Santo (Jo 20:22); Mas só após o evento do Pentecostes é que eles, segundo a promessa de Jesus (At.1:8), foram revestidos da virtude (poder) do Espírito, e então enfrentaram as resistências, foram presos, açoitados, cantaram nas prisões e muitos até perderam suas vidas por amor do Evangelho.

 

Assim, todo “crente” em Cristo Jesus tem o Espírito Santo, pois por Deus foi selado. No entanto, nem todos foram batizados no Espírito Santo.

5 comentários sobre “Qual a diferença entre “Selo” e “Batismo” no Espírito Santo?

  1. Eu discordo do batismo no espírito santo como um sinal por conversão, nem todos falam em línguas e nem todos sao mestres e doutores e são todos doutores e mestres ? Não com certeza pois o espírito distribui os sons conforme lhe apraz . Fato este importante que em atos vemos o cumprimento de Joel e todos falavam idiomas humanos conhecidos pois pentecostes é uma festa judaica sete semanas depois da Páscoa , lembrando que na babilônia foram dispersos e que viviam em vários lugares espalhados. Uma vez ao ano tinham de vir cultuar a Deus e agradecer pelas bênçãos em Israel e em atos foi pedido que ficassem até que se cumprisse e está ordem foi dada pelo próprio senhor Jesus. Haviam neste lugar homens piedosos de várias Nações debaixo do céu e ouviram os apóstolos e os 120 que estavam com eles falando em suas línguas de origem e ficaram perplexos e atônitos. Aqui vemos um fenômeno sobrenatural chamado xenoglossia aonde o espírito santo capacitada pessoas que estavam com os apóstolos a falarem um idioma humano sem tê-lo aprendido pelo poder sobrenatural de Deus. Falavam idiomas terrenos e não angelical, creio pelo testemunho das escrituras que Paulo disse : sedes meus imitadores como eu sou de cristo …. e Cristo disse: sejam meus imitadores …… mas fica uma pergunta: se o próprio Jesus pediu pra sermos Deus imitadores AONDE ESTAMOS O IMITANDO QUANDO ESTE NÃO OROU EM LÍNGUAS??? Seymour na rua azuza disse que o batismo é uma experiência mística evidenciada pelo falar em línguas …. SÓ ESQUECEU QUE AS LÍNGUAS SÃO UM SINAL DE JUÍZO DE DEUS. Quando leio 1co14.21 e vou pra Isaías 28.11 me deparo com a citação dizendo que seriam cativos por desobedecerem a Deus e vejo em versículos anteriores Paulo dizendo que falava mais línguas que todos mas ele queria dizer que por ser missionário e ter sido do sinedrio conhecia muitos idiomas pois depois de convertido viajava e anunciava as boas novas do senhor.
    Se o espírito santo distribui fins conforme lhe agrada inferir mas escrituras que isto é evidenciado com o falar em línguas logo perde força pois se o espírito concede dons porque o batismo do espírito não é o dom de profecia que é maior que o de línguas? Por conta do pentecostes????? Creio que não pois se cumpriu Joel e não precisamos hoje dentro de uma igreja aonde todos falam português Deus falar outro idioma pra outro traduzir. Naquele tempo haviam muitas pessoas de várias Nações debaixo do céu e foi necessário pois Deus não é um Deus de confusão. Se o batismo é evidenciado pelas línguas e Jesus nao falou e ele mandou o seguirmos logo esta ideia cai por terra e não se sustenta . Um dia ei cri nisto mas hoje com a biblia aberta e uma exegese apontada pro norte bíblico me mostrou este grande equívoco

  2. Nao vou acentuar as palavras.
    Na verdade a sua descricao do Batismo do Espírito Santo está equivocada AO MEU VER. Há diferencas entre Selo, Batismo e Plenitude no segundo caso do seu contexto vc descreveu foi a Plenitude.
    Batismo ao meu entender, é quando você aceita verdadeiramente Jesus como Único e Suficiente Salvador a partir dai você alem de selado foi batizado, o selo te torna o membro do corpo de Cristo, 1 Coríntios 12:12-13 você se torna templo dEle.

    A Plenitude ja é aquilo mesmo q vc falou, te capacita para o trabalho designado por Deus, e a busca tem q ser constante, pois por exemplo, nao é o dia inteiro q vc vai ficar entregando profecias, entao para adquirir a plenitude exige sacrificios, como exercicios espirituais.
    Plenitude é estado de está “cheio”, Atos 2:4 ; Atos 4:3; Efesios 5:18…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *